SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA CORDÕES DE GIRASSOL E QUEBRA-CABEÇA NA SEMANA DO AUTISMO
04 de Abril de 2025 às 11:57
A rede municipal de ensino possui cerca de 6 mil estudantes matriculados, com um público-alvo de educação especial de 241 alunos e, destes, 135 são autistas.
Clique para ver todas as Imagens

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA CORDÕES DE GIRASSOL E QUEBRA-CABEÇA NA SEMANA DO AUTISMO 

Com o objetivo de incentivar a inclusão e empatia, a Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de quinta-feira (03/04), no auditório Romildo Bolzan, na Unicnec, em Osório, a entrega de cordões de girassol e quebra-cabeças aos alunos atípicos da rede municipal de ensino. Ao todo, foram entregues 99 cordões. A noite também contou com a apresentação artística dos alunos Sofia e Alice, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral e dos estudantes que integram o Comitê A Cidade das Crianças, a Maria Eduarda Cardozo e o Bernardo Bos, além de familiares e autoridades.

Na ocasião, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, reiterou a importância das famílias se sentirem acolhidas por meio de políticas públicas que promovam a inclusão e empatia. “Assim que assumimos, procuramos revogar o decreto que dificultava a vida daquele servidor que necessitava atender um familiar porque entendemos que é preciso ter empatia”, disse o prefeito. 

“Foi um evento acolhedor e pensado para a inclusão, desde os intérpretes de libras às palmas sem som. Foi emocionante receber os estudantes e as suas famílias”, disse o secretário municipal de Educação, Marcelo Reis. A atividade de integração com a entrega dos cordões foi alusiva à Semana do Autismo, com várias atividades que seguem até essa sexta-feira (04/04), com ações realizadas nas escolas da rede como Cine Debate, Roda de Conversa, Circuitos Sensoriais, Oficina de Brinquedos Adaptáveis.

A rede municipal de ensino possui cerca de 6 mil estudantes matriculados, com um público-alvo de educação especial de 241 alunos e, destes, 135 são autistas. Ainda prestigiaram o evento o vice-prefeito de Osório, Ed Moraes, a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Isabel Silveira dos Santos, a promotora de Justiça Criminal e Regional de Educação, Fabiane Rios e representando o secretário municipal da Saúde, a coordenadora do Caise, Elizabete Panne Goularte.

O SIGNIFICADO DOS CORDÕES E SUA IMPORTÂNCIA

O cordão de girassol identifica pessoas com deficiências ocultas, como autismo, TDAH, dislexia, transtornos de ansiedade ou doenças crônicas e o cordão de quebra-cabeça é associado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o símbolo do quebra-cabeça reflete a diversidade e a complexidade do espectro. 

Ao perceber alguém usando um dos cordões, você pode oferecer ajuda com sensibilidade, respeitando a vontade da pessoa. O uso do cordão ainda possibilita a identificação e a conexão entre pessoas que possuem essas mesmas condições, permitindo a formação de redes de apoio e proporcionando um senso de pertencimento.

Texto e fotos: Ascom PMO

Imagens Relacionadas
WhatsApp Image 2025-04-04 at 11_41_14
WhatsApp Image 2025-04-04 at 11_41_15
prev
next

AUTOATENDIMENTO

Acessar Sem Login
PREFEITURA DE OSÓRIO
AVENIDA JORGE DARIVA, Nº 1251, CENTRO - Osório/RS
CEP: 95.520-000
Visualizar Endereço no Mapa